Caricamento...

"O amor dos amores: a política na visão carismática de Chiara Lubich, in Fraternidade e Humanismo. Uma leitura interdisciplinar do pensamento de Chiara Lubich"

Lingua: Português
Abstract: Chiara Lubich deu uma contribuição fundamental à redescoberta da fraternidade, seja como um modo de vida, seja um princípio político, especialmente durante os últimos anos de sua vida pública. O artigo procura compreender o significado original que Lubich deu à fraternidade. Sua interpretação está enraizada na Realidade da Trindade de Deus e, em particular, em Jesus abandonado; sua visão da fraternidade está profundamente ligada à experiência mística de 1949. Há uma "lógica" da fraternidade que surge da “lógica” da Trindade. De fato, por um lado, só é possível compreender plenamente a sua concepção de fraternidade dentro da fé cristã. Por outro lado, o pensamento de Chiara Lubich sobre a fraternidade cresceu no contexto dos novos Movimentos Sociais que ela estava fundando e desenvolvendo, em particular o Movimento Político pela Unidade. Dentro da perspectiva desse Movimento, a fraternidade é oferecida a todos na sua dimensão humana universal, mesmo fora de qualquer convicção religiosa.
Pubblicazione integrale
2020-10-03T02:17:59+02:00